A Evolução do Marketing | ZP4 – Consultoria e Assessoria de Marketing


A Evolução do Marketing

Por:José Floriano Pinheiro Silva

Apesar de encontrarmos suas raízes ao longo da história da humanidade, na própria gênese do comércio, o marketing é um campo de estudo novo se comparado com os demais campos do conhecimento. O estudo do mercado surgiu da necessidade dos industriais administrar uma nova realidade, oriunda da “Revolução Industrial”, que transformava um mercado de vendedores em um mercado de compradores; nesse primeiro estágio o marketing se resumia em produtividade e logística com um simples objetivo: “A maximização dos lucros”. Nesta fase, os consumidores não tinham poder de barganha pois a concorrência era totalmente desconhecida.

Fim da segunda guerra mundial surge o marketing com suas ações dirigidas para atração dos consumidores visando interagir com o crescimento da concorrência que naquele momento tinha como cultura vender a qualquer preço. P.T. Barnum, autor de “The Art of Money Getting” um ícone deste período de truques que faziam da arte de vender quase num espetáculo de charlatanice, fato que até hoje tem contribuido para que os profissionais do mercado ainda sejam vistos com desconfiança, impunha suas técnicas baseadas mais na intuição do que na prática, eram técnicas ingênuas e/ou maliciosas que misturavam a ferramentas eficientes já existentes na época em que lendas e fatos se lincavam; por conseguinte, o mercado não dava muito ouvido as academias surgindo assim as ditas jogadas de marketing.

vejam mais viaA Evolução do Marketing | ZP4 – Consultoria e Assessoria de Marketing.

2 comentários em “A Evolução do Marketing | ZP4 – Consultoria e Assessoria de Marketing

    • Olá José Floriano, obrigado pelo contato!

      Estamos iniciando as divulgações nesta área neste blog, pois nosso trabalho está diretamente relacionado ao assunto.
      Parabéns pelo artigo! Sempre que tiver artigos como este nos envie para publicação.

      R2 Creative: Especializados em Apresentações!

      abs

      Curtir

Deixe um comentário