Apresentações de PowerPoint são nova maneira de distribuir informações pela web 2.0


Escrito por Wilame Lima 03 de Janeiro de 2011

Consultor em Comunicação e Novas Mídias explica como as empresas tendem a se preocupar mais com a qualidade dos materiais produzidos pelos seus executivos.

As empresas estão cada vez mais preocupadas com suas imagens perante seus vários clientes. Com a web 2.0, é mais do que normal que os cuidados em torno do marketing de seus produtos e serviços aumentem. Nesta realidade, o PowerPoint também ganha status de mídia graças ao aumento da veiculação de apresentações pela rede e ao surgimento de sites como o SlideShare. O contexto passa a exigir então um novo profissional: o consultor de Comunicação e Marketing preparado para lidar com o surgimento de suportes em potencial e com os já existentes.

“O PowerPoint pode ser encarado como um destes novos suportes”, explica o consultor Wilame Lima, especialista em novas mídias e em conteúdo 2.0. Por muito tempo relegado às reuniões e congressos, ele agora assume um status de transmissor de informações de grande importância e desafia às empresas na medida em que exige tantos cuidados relacionados à comunicação visual quanto outros itens de papelaria básica.

Se antes um arquivo de PowerPoint era tratado como um mero arquivo, utilizado apenas para transmitir informações básicas em congressos, seminários e reuniões de equipe; hoje a realidade é diferente. “É muito fácil notar quando uma empresa tem cuidado com os materiais que produz: um PowerPoint bem elaborado pode ser comparado a um cartão de visitas do executivo quando este vai a uma palestra ou realiza uma reunião com um cliente em potencial, porém com uma diferença, o cartão de visitas não pode ser considerado um portfólio básico do profissional e não carrega informações sobre os métodos de trabalho da empresa”, diz Wilame.

Por isso que hoje já existem agências e consultorias inteiramente dedicadas ao PowerPoint e à elaboração destes documentos. E o mercado de empresas interessadas em melhorar suas apresentações aumentou. Em parte, isto se deve á preocupação com a qualidade das informações que circulam pela rede por meio destas apresentações. Por outro lado, existe uma forte tendência de que o compartilhamento de mídia se dê em torno de arquivos de simples manuseio e com acessibilidade quase universal, como os formatos pdf, doc e ppt.

A popularização de redes sociais como o SlideShare também deu vida nova ao PowerPoint. “As pessoas realmente se esforçam para construir apresentações de alto impacto. Antigamente o que se via eram muitas apresentações baseadas em modelos básicos distribuídos pelo Microsoft Office e os tradicionais ‘bullet points’. As apresentações de hoje são um show de imagens, ilustrações e efeitos visuais fortes e impactantes, que se destacam durante uma palestra onde se reúnem potenciais compradores e clientes”, destaca o consultor Wilame Lima.

O formato ppt é uma das apostas da internet. Existem artigos e ensaios que elegem a plataforma como uma das melhores ferramentas de ensino e para a transmissão de conteúdo. Porém, ainda existe uma clara subutilização do potencial de construção de uma apresentação. “A linguagem do PowerPoint é diferente de outras, como a da web. O problema é que as pessoas estão habituadas a repetir a forma como se comunicam em diferentes plataformas e o resultado costuma ser pobre”, diz o consultor. Ninguém escreve uma carta da mesma maneira como redige um email. Esta deveria ser uma preocupação do profissional que se dispõe a elaborar um PowerPoint.

Para o consultor Wilame Lima, existe uma forte tendência de crescimento da preocupação das empresas em elaborar apresentações de sucesso, da mesma maneira como investem em seus websites ou material gráfico. A partir do momento em que uma informação deixa a empresa por meio da internet, torna-se impossível controlar quem pode vê-la e qual a forma como o cliente pode interpretar o que vê. PowerPoints mal elaborados podem ser sinal de desleixo. Para Wilame, a lição aqui é simples: “cuide da sua apresentação de PowerPoint da mesma maneira como cuidaria da sua logomarca”.

Website

http://www.wilamelima.xpg.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s