Afinal, quem cria pode descriar? Atender e Planejar?


Fonte: http://promoview.com.br/

Reprodução do artigo de Tony Coelho:

Nesses poucos longos anos em que trabalho com Comunicação, em especial os anos que passei em Publicidade, conheci gente interessante, inteligente, criativa, genial e geniosa, gente de todos os matizes. Fiz amigos e vi inimigos de si mesmos, em todas as áreas, na busca da confirmação de seus egos.

Mas, quase sempre, no inexplicável e injustificável histórico e conceitual confronto entre Criação e Atendimento, percebia uma certa vantagem (hierárquica, numérica e sagaz) do pessoal da Criação nas justificativas, ponderações e decisões que permeavam os conflitos.

Quando, por acaso, pegos por argumentação inconteste de alguém do Atendimento(mas só daquele alguém que fazia mais do que levar e trazer briefings e layouts), reagiam com ferocidade e insensibilidade, tentando minimizar a “vitória efêmera”. Saíam da Terra e usavam a frase mortal e decisória, ainda que não pronunciada: quem manda aqui é a Criação…

Da série de situações e humilhações presenciadas, a ideia de que a força das palavras, tão bem usadas por eles, trazia, no seu bojo, algo de místico e sobrenatural, levou-me a raciocinar e escrever, ainda que metaforicamente, esse texto, quando percebo que o Atendimento/Planejamento anda esquecido nas agências – embora, nos dias atuais, sua presença e importância nas agências seja incontestável.

Cheguei à conclusão de que há em todo criativo um certo quê de criador, e, talvez, seja exatamente por isso que pequena – mas significativa – parcela destes ainda não consiga, humanamente, conviver com esse dom e sinta-se um semideus, e, como tal, cego às humanas necessidades.

Donos de inegável talento, com o passar do tempo, alguns deles transformaram-se em insensíveis seres diante das ponderações e necessidades dos simples mortais, principalmente os do Atendimento (pragmáticos, realistas e antenados ao tempo presente), desconhecendo o talento deles, não dando créditos, consideração ou respeito ao seu trabalho.

Chegaram ao ponto de, criadores que são, extinguirem suas atividades, declarando com voz de dragão: “Desfaça-se o Atendimento!”. E tantas agências sumiram na poeira dessa declaração.

Insensíveis e, às vezes, arrogantes, coisas típicas dos (semi)deuses, trafegam no limiar entre o amor, o respeito e o ódio daqueles que os cercam. No seu “Olimpo”, não vislumbraram a passagem do tempo terreno, ou, quem sabe, viajaram além do seu tempo, criando, recriando, copiando ou inventando o óbvio. Esquecendo-se de que para uma Comunicação, cada vez mais estratégica, planejar e atender bem é fundamental.

Não existiriam os Leões e os Colunistas sem prévio Planejamento de inscrições. Certo?

Grandes agências dependem de bons criativos, sem dúvida, mas não só deles. Alguém tem que fazer as compras, produzir, atender e planejar. Bons criativos têm, obrigatoriamente, que ter talento. O talento pode até ser dom divino, mas não é exclusivo da Criação.

Pela lógica cega de alguns criativos-deuses, os criadores criaram os criadores e, assim sendo, o mundo é uma agência de marketing promocional que tem fracassado na venda, tem problemas no Atendimento, não consegue produzir nada, mas cria que é uma beleza.

No dia do Apocalipse, no encontro dos deuses, submetidos ao chefe, quando da remissão de todos os males, só os verdadeiros talentos vão ganhar o Gran Prix. Ou seja, aqueles que melhor atenderam e planejaram o futuro de suas criações, nesse sentido, dirão: “Faça-se o Atendimento e o Planejamento!” E eles se farão.

Anúncios

2 comentários em “Afinal, quem cria pode descriar? Atender e Planejar?

  1. Nossa, que texto. Eu trabalho de ambos os lados. Planejo, atendo e crio, mas quando me deparo com criadores de médias e grandes agências, é exatamente isso, que encontro. Você foi perfeito, em suas colocações. O atendimento, e que sabe a gramatura do osso, e o planejamento a realidade de cada cliente, já uq e nem todos são mega, mas todos carecem de divulgação.

    Curtir

    • Olá Sonia, agradecemos sua visita e comentário.

      Antes de tudo, este artigo não é de nossa autoria. Apenas replicamos de outro site.
      De qualquer maneira, como você diz, esta é uma realidade constante nos meios publicitários e de criação.
      Como dizem por aí: “calma lá que o andor é de barro” e devemos sempre tomar o cuidado necessário para atender a todos com respeito e maestria, não deixando determinadas habilidades ou competências influenciarem em suas decisões.
      A criação é uma base importante em uma agência, mas não caminha sozinha. Carece de outras pessoas e situações que complementam o todo.
      É importante ter essa consciência no momento de planejar e agir. Como agência temos nossa responsabilidade corporativa perante as autoridades e conjunturas formais, porém, como seres humanos, temos a maior de todas as responsabilidades…o respeito ao colaborador, cliente, fornecedor, enfim, a todos que são ingredientes desta receita de vida.
      Concordo com você quando diz sobre a importância do atendimento, quando bem feito faz a diferença e fideliza.

      Um grande abraço
      Marcelo

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s