Dicas de Persuasão ao Falar em Público


Olá pessoal!

Passando hoje para compartilhar com vocês algumas dicas de persuasão no momento de falar em público. Mas, antes gostaria de passar a definição desta palavra: “Persuasão: É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que outras pessoas adotem certas linhas de conduta, teorias e crenças”

O artigo é de autoria da Cygnus Cosméticos e passa informações interessantes para esta prática.

Ver a seguir a publicação em sua íntegra. Boa leitura e dicas!

(Imagem de Viverdeblog.com)

Quando se vai participar de uma reunião ou palestra é importante ter persuasão para convencer a todos a respeito do que você está falando. Para um distribuidor de cosméticos, entender a arte da persuasão pode ser um talento precioso.

Se você precisa fazer uma apresentação de vendas para um cliente, uma reunião com funcionários, vai participar de uma conferência, conquistar o público trará muitos benefícios. Pensando nisso, preparamos algumas dicas especiais para que você consiga passar mais realidade ao falar para um grupo de pessoas ou uma multidão delas. Confira e coloque-as em prática:

Demonstre Confiança

Demonstrar confiança é o primeiro passo para conseguir convencer alguém a respeito do que você está falando. Se um palestrante, por exemplo, se mostra inseguro ao falar de determinado assunto, dificilmente alguém irá acreditar nele. É aquela velha história que diz: Se nem eu mesmo acreditar em mim, quem vai acreditar?

Se você vai participar de um evento para apresentar os produtos cosméticos que vende, por exemplo, é preciso que você esteja muito bem informado sobre eles e, o mais importante, acredite no que vai dizer. Falar com firmeza e certeza é primordial.

Apresente-se

Em grande parte dos casos, as pessoas que irão ouvir o que você tem a dizer não te conhecem. Por isso é importante se apresentar para que elas se interessem pelo que você tem a dizer. A forma como você se apresenta faz com que os seus interlocutores se interessem ou não pelo assunto que irá tratar.

Resuma em uma ou duas frases quem você é e o motivo de estar lá. Formule essas frases de uma forma que instigue a curiosidade das pessoas que estão presentes. Como um bom vendedor você deve ser capaz de vender o seu peixe.

Faça Contato Com os Olhos

O contato com os olhos parece um mero detalhe, mas a verdade é que ele faz toda a diferença. As pessoas que olham nos olhos são vistas como merecedoras de confiança. Quem está mentindo, por exemplo, dificilmente consegue olhar no olho do outro enquanto fala.

Claro que, ao falar para um número maior de pessoas, você não conseguirá olhar nos olhos de todos ao mesmo tempo. Mas procure olhar nos olhos daqueles que estiverem posicionados mais a frente. É como se você escolhesse alguns olharem para representar todas as pessoas da plateia.

Dê Respostas Para as Dúvidas das Pessoas

É muito importante dar espaço para que as pessoas que estão te ouvindo façam perguntas a respeito do tema que você está falando. Essa situação é capaz de deixar as pessoas tensas, porém, como você se preparou muito bem não há o que temer.

Ao se mostrar pronto para responder as perguntas das pessoas, você demonstra que realmente tem segurança e confia naquilo. Faça o possível para conseguir responder todas as perguntas, entretanto, caso não tenha certeza sobre algo, diga que vai procurar saber e peça o e-mail da pessoa para enviar a ela a resposta. Não precisamos nem dizer que você deverá realmente cumprir com o combinado, certo?

Tenha Paixão Pelo Tema

Nunca se arrisque de falar em público sobre um tema com o qual você não tem nenhuma afinidade. O resultado poderá ser desastroso. É importante que você tenha paixão pelo que está falando.

No caso dos vendedores, quando você for falar para várias pessoas sobre o seu trabalho, mostre a elas o motivo que fez você optar por esse segmento. Elas irão perceber a paixão em suas palavras. Tudo isso ajuda na arte do convencimento e persuasão, pois passa mais confiança.

Fale Como Se Fosse Uma Conversa e Não Um Discurso

É bem comum que a maioria das pessoas associe a palavra discurso a algo chato e monótono. Claro que você não quer que pensem isso da sua fala, por isso, fale de forma natural, como faz em uma conversa mesmo, sempre dando espaço para perguntas e comentários.

Quando você assume essa postura mais acessível a palestra se torna algo dinâmico e prende muito mais a atenção das pessoas. Dificilmente alguém irá parar de prestar atenção para mexer no celular ou conversar com quem está do lado.

Crie Uma Relação Com o Público

Mostre para as pessoas que você tem muito em comum com elas. Criar uma relação com o público é um grande passo para persuadi-lo. Afinal, as pessoas confiam mais naquelas com as quais elas se identificam.

Compartilhe Experiências Pessoais

Ainda em relação com o tópico anterior, compartilhe experiências pessoais para mostrar que você passou a passa por situações semelhantes a eles. Conte acontecimentos relacionados ao início da sua carreira como vendedor, casos engraçados são ótimos porque também ajudam a quebrar o gelo.

Faça uma Recapitulação no Final

A fim de fixar tudo o que você disse, recapitule no final, de forma resumida, tudo o que foi dito. Incentive as pessoas a te ajudarem nesse momento, citando o que elas lembrarem. Isso irá ajudar as pessoas a se lembrarem de tudo o que você disse e irá te ajudar também a ver se esqueceu de algum tópico importante. Quanto mais o público participar, mais você terá a certeza de que elas realmente absorveram tudo o que foi dito.

Prepare-se

Nossa última dica é para que você nunca vá falar a respeito de algo para um grupo de pessoas sem  antes se preparar. Mesmo que você vá falar sobre o seu trabalho, que é algo com o qual você está mais do que familiarizado, é importante que você se prepare previamente.

Anote os tópicos que pretende falar e a ordem deles. Você não precisa escrever tudo o que vai falar, senão parecerá que está discursando. Nossa dica é que você anote em forma de tópicos. Cada assunto pode ser resumido em uma frase, apenas para servir como um lembrete.

Uma ferramenta interessante para usar como apoio em palestras são as Apresentações Profissionais, previamente preparadas para se encaixar perfeitamente com seu estilo, o que vai dizer durante a palestra. suas argumentações, sua interações com o público, com tudo isso devendo ser planejado e ensaiado com antecedência.


São dicas simples, mas importantes para que, no momento de se apresentar, esteja em sintonia ideal com o público, levando ao sucesso do evento e atingindo os objetivos desejados.


A R2 Creative deseja ótimos eventos a todos!


Acesse nossa área de PORTFÓLIO  e aprecie amostras de nossos trabalhos anteriores.

Peça um orçamento sem compromissos através  da página CONTATO!

 Belas criações  de apresentações para todos e muito sucesso em suas divulgações!


Banner emails retorno4


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s